A fórmula do Campeonato Baiano 2020 foi divulgada nesta terça-feira, após uma reunião realizada na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), entre representantes da entidade e dirigentes dos dez clubes que disputarão o estadual.
No encontro, foi decidido que o Baianão terá início no dia 15 de janeiro de 2020 e será encerrado em 26 de abril. Assim como neste ano, a fórmula da competição inclui uma primeira fase disputada no sistema de pontos corridos, no qual as equipes se enfrentam em apenas um turno. Os quatro primeiros classificados avançam para a segunda etapa da competição. O lanterna é rebaixado.
Na semifinal, que terá partidas de ida e volta, o líder da primeira fase enfrenta o 4º colocado, enquanto o 2º mede forças com o 3º. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.
Os times classificados na semifinal se enfrentarão na final, também em ida e volta, com o segundo jogo na casa da equipe de melhor campanha. Se houver empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, o título será definido por pênaltis.
- Atlético de Alagoinhas
- Bahia
- Bahia de Feira
- Doce Mel
- Fluminense de Feira
- Jacobina
- Jacuipense
- Juazeirense
- Vitória
- Vitória da Conquista
Apenas 10 clubes?
Isso mostra a falta de investimentos no nosso futebol baiano.