A cidade de Salvador registrou um novo recorde de pessoas aguardando na fila para regulação hospitalar. Nesta manhã (11), foram contabilizadas ao menos 129 solicitações, segundo informou o secretário de Saúde do município, Léo Prates. Ele classifica a situação como “desesperadora” e avalia que a cidade pode chegar ao colapso do sistema de saúde na sexta-feira (12).

“Eu acredito que, caso a gente não consiga abrir novas vagas, eu e o governo do estado, ou a gente tenha um número grande de altas hoje na rede hospitalar, nós vamos colapsar amanhã nas primeiras horas do dia”, ele disse, em entrevista à TV Bahia.

Até então o máximo de pessoas aguardando regulação em um dia, nesta segunda onda de contaminação pela Covid-19, tinha sido 117.

90% dos leitos clínicos destinados a adultos estão ocupados em Salvador e 86% das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto também se encontram preenchidas. No total, 87% dos leitos do município estão ocupados, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Até então, a capital tem 157.522 casos confirmados da Covid-19, doença viral responsável pelo pré-colapso do sistema de saúde. 151.483 dessas pessoas se recuperaram, 3.979 vieram a óbito e as demais seguem em tratamento.

0 0 votos
Article Rating