O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em visita a Pernambuco que enviará 5,1 mil concentradores de oxigênio para as regiões Nordeste e Norte, admitindo o risco de colapso do sistema devido à Covid-19. O médico foi ao estado durante o final de semana e afirmou que Pernambuco receberá 148 aparelhos até o dia 10 de junho.

 “Estamos visitando a região, pois sabemos que há ameaça de colapso no sistema de saúde, sobretudo em função do insumo oxigênio. O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio. Para Pernambuco, serão 148 concentradores”, ele disse, segundo informa a Agência Brasil.

O sucessor de Eduardo Pazuello garantiu que as autoridades sanitárias estão empenhadas para evitar a falta de oxigênio, mas considera o risco de que, mesmo após o envio desses concentradores, um colapso aconteça.

“Lidamos com a imprevisibilidade biológica porque esse vírus sofre mutação e pode ter variantes que podem ter comportamento biológico diferente, o que leva pressão maior para o sistema de saúde”, Queiroga explicou.

No sábado (29), o ministro da Saúde visitou a produção de oxigênio da fabricante White Martins e algumas unidades de saúde do agreste pernambucano. Já no domingo (30), anunciou que tinha iniciado o envio emergencial de concentradores de oxigênio para o estado.

0 0 votos
Article Rating