Desde o final do ano passado não chove regularmente na zona rural de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, e os moradores tem sofrido com a estiagem prolongada que atinge a região.

Por causa da falta de chuva o município decretou, pelo quinto ano consecutivo, situação de emergência. Os habitantes contam que precisam de carros-pipa para ter água para beber — água que muitos moradores dividem com os animais que criam nas fazendas, para evitar que os bichos morram de fome.

De acordo com informações publicadas pelo G1 Bahia, a situação mais grave é a do distrito de Jaguaquara. A água levada aos moradores pelos carros-pipa disponibilizados pela Defesa Civil do município é para consumo humano, mas muitas pessoas utilizam também para matar a sede dos animais. “A prioridade é o consumo humano, mas as pessoas utilizam também para o consumo animal”, afirmou Antônio José dos Santos, engenheiro ambiental da Defesa Civil.

Ao todo, sete carros-pipa levam água para as pessoas que estão sofrendo com a situação e o número deverá ser ampliado, segundo o secretário de Agricultura do município, Joedilson Freitas. “Temos sete carros-pipa da secretaria de agricultura que faz esse atendimento diariamente na zona rural. E estão chegando mais quatro ou cinco carros que fazem parte do projeto que fizemos com relação à situação de emergência com o estado”, afirmou.

0 0 votos
Article Rating