Começa a ser usado na Bahia bafômetro que identifica álcool no ar

O equipamento capta a presença de álcool dentro do carro abordado

O equipamento capta a presença de álcool dentro do carro abordado Foto: Reprodução/TV Bahia

A partir desta quinta-feira (11) véspera de feriado prolongado do dia 12 de outubro, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um novo bafômetro, que consegue captar o cheiro do álcool no ar, começou a ser usado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia.

Segundo a PRF, além de trechos da BR-324 em Salvador, os novos equipamentos serão utilizados pela PRF em Simões Filho, Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista.

De acordo com a PRF, o equipamento capta a presença de álcool dentro do carro abordado e, em seguida, indica se o condutor deve realizar o teste tradicional, assoprando o bafômetro. Caso não seja constatada a presença de álcool, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista.

Se existir algum indício de álcool, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha, indica que no local há muito álcool, o que significa que o condutor, realmente, tem que ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional.

1 Comentário

  1. Veio-me a seguinte pergunta: os vapores do álcool -etanol- utilizado como combustível também e captado pelo aparelho? Em caso afirmativo, como será o procedimento com relação ao motorista? A propósito do álcool que por ventura seja captado pelo aparelho, dentro do carro, como obrigar o motorista a fazer o teste de alcolemia se existirem outros passageiros que tenham ingerido bebidas alcoólicas?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*