Atenção, contribuintes: o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começa hoje e vai até 30 de abril. A recomendação da Receita Federal é que os cidadãos se adiantem e não deixem para os últimos dias, para evitar erros no preenchimento e problemas de envio na última hora.

“A declaração do Imposto de Renda deve ser feita de maneira muito cuidadosa, de forma a evitar erros e prejuízos para o próprio declarante”, recomenda o superintendente adjunto regional da Receita, José Armando Ribeiro.

Este ano, a 5ª Região da Receita, que abriga Bahia e Sergipe, espera receber aproximadamente 1,1 milhão de declarações, contra 1 milhão no ano passado.

Em todo o Brasil, a Receita prevê um recorde de 26 milhões de declarações, contra 25 milhões em 2012.,

Leia também: : veja respostas da Receita às dúvidas enviadas ao CORREIO

Outra razão para se adiantar e não deixar o preenchimento e envio da declaração para a última hora é que a fila de espera para receber as restituições é estabelecida de acordo com a ordem do envio. “Quem deixar para depois vai para o final da fila na hora de ser restituído”, explica Ribeiro.

Os programas para preenchimento e envio do IRPF estão disponíveis ao contribuinte no site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br. Até ontem, mais de 1 milhão de pessoas já haviam baixado o programa gerador da declaração em todo o país, segundo a Receita Federal.

O superintendente adjunto lembra ao contribuinte que é importante guardar todos os documentos que comprovem os gastos dedutíveis, para evitar cair na malha fina. As razões que mais levam à malha fiscal no estado são: omissão de rendimentos, omissão de renda dos dependentes, incoerências nas despesas médicas e dissonâncias entre dados da empresa e do contribuinte. Fonte: Correio