A crise financeira que atinge o Brasil vem afetando também comerciantes do ramo de material escolar em Camaçari. Alguns lojistas destacam que queda nas vendas dos materiais escolares é sinal que a economia não vai bem e que em comparação ao mesmo período do ano passado, comerciantes já preparavam para renovar o estoque de itens escolares.
“No ano passado as vendas estavam melhores, em janeiro já comemorávamos a alta nas vendas. Nossa expectativa é que esse ano zere o estoque como o ano passado, pois em março desejo renovar o estoque”, afirma Ilma da Silva, gerente da Central Papelaria.
Alternativa – Vendedores revelam que mesmo com a crise, o consumidor tem a possibilidade de comprar itens como mochila, cadernos e lápis mais acessíveis, basta apenas fazer a pesquisa de preço. “Construir um orçamento é a melhor forma de adquirir materiais mais em conta, porque se pesquisar encontra produtos bons e barato”, salienta a vendedora Elane Cristina, da Loja Kompary.
Nas lojas, as mães assumem que é necessário fazer a pesquisa de preços e não comprar qualquer produto sem antes analisar se em outras lojas existem o mesmo, com preços que caibam no bolso do consumidor. “Em tempo de crise, temos que aliar a qualidade dos produtos aos preços mais acessíveis, como exemplo as mochilas de carrinho que é mais caras que as demais, principalmente as de desenhos animados”, afirma Cleide Garcia.
Para a dona de casa Joselma Santana não tem nada acessível no comercio de Camaçari e destaca que se tivesse antecipado as compras gastaria menos. “Eu acredito que se tivesse comprado bem antes, logo no inicio de janeiro, encontraria cadernos e mochilas mais em conta e ainda ganharia um desconto”, frisa.
Para ajudar os pais que se organizam para ir às compras escolares, antecipamos uma lista com itens variados e preços mais econômicos, que podem ser encontrado no comércio de Camaçari.
Veja o quadro: