Foto: Antonio QueirósComissão recomenda rejeição das contas de João Henrique.

Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador aprovou com ressalvas o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), que recomenda a rejeição das contas do ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, relativas ao ano de 2011.

O presidente da Comissão, o vereador Cláudio Tinoco, e os vereadores Aladilce Souza, Heber Santana, Alfredo Mangueira e Isnard Araújo votaram pela rejeição das contas. O vereador Geraldo Júnior foi o único que se posicionou a favor das contas do ex-prefeito. E o vereador Gilmar Santiago, líder da bancada de oposição na Câmara, não esteve presente em nenhuma das duas reuniões e por isso não votou.

O parecer do TCM-BA recomendou a rejeição das contas de 2011 e indicou irregularidades na distribuição dos recursos constitucionais em saúde e educação, falta de documentos na prestação de contas excessivos com publicidade.

“Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos dois votos dados de maneira separada, mas a decisão da maioria dos vereadores foi seguindo o meu relatório, que foi pela aprovação, com ressalvas, do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios. Questionamos, por exemplo, a falta de parâmetro para gastos com propaganda e entendemos que é dever do gestor público divulgar para a população o que está sendo feito pela administração municipal”, informou o presidente da Comissão, Cláudio Tinoco.

Após a publicação do parecer da Comissão, as contas de 2011 de João Henrique já podem ser apreciadas em plenário pelos vereadores.