Diferente da crença popular que associa a sexta-feira 13 à má sorte, São Francisco do Conde amanheceu repleta de boas notícias e diversas ações.

Isso porque, além de promover a Feira de Saúde no distrito do Monte e debater com a comunidade sobre o Dia da Abolição da Escravatura: suas verdades e mentiras, a equipe técnica que compõe o Comitê Organizador da FIFA para a Copa do Mundo de 2014 esteve no município e realizou as vistorias necessárias para tornar a cidade uma provável sede do Centro de Treinamento das Seleções (CTS) no Mundial do Brasil.

Acompanhada de secretários municipais, vereadores e demais autoridades, a prefeita Rilza Valentim apresentou ao Comitê Organizador a proposta que torna viável a construção do Centro de Treinamento.

O projeto contempla a criação de uma arena esportiva, campos de futebol com medidas oficiais e de futebol society, arquibancada com acesso para cadeirantes, alojamentos para atletas e comissões técnicas, vestiários, piscina aquecida, departamentos de fisiologia, fisioterapia e médico, e, salas de musculação, de estudos, de entretenimento, imprensa e administrativa.

Outras instalações como refeitório, rouparia e auditório também estão inclusas.

Paralelo a essas obras, será construído o Eco Resort Cajaíba, na Ilha de Cajaíba, cuja primeira etapa está prevista para ser conclusa em 2014, com objetivo de atender também ao público que virá para a Copa.

Um aspecto importante é que o CTS será executado por meio da Parceria Público Privada (PPP), o que permitirá maior agilidade no cumprimento das obras.

Durante o encontro com o Comitê, a prefeita Rilza Valentim fez questão de ressaltar que o projeto precisa ser aprovado e entregue o quanto antes, para que as obras sejam iniciadas em novembro deste ano.

São Francisco do Conde disputa com mais 144 locais de todo o país a vaga para sediar o Centro de Treinamento das Seleções.

Requisitos básicos, tais quais: distâncias do aeroporto e de hotéis oficiais, capacidade de pouso para grandes aeronaves, entre outros aspectos, serão observados pela FIFA.

“Estamos nos preparando bem para vencermos essa disputa.

Isso não representa simplesmente trazermos uma seleção para treinar aqui e sim a realização de um sonho para uma cidade que está em pleno desenvolvimento.

Contudo, ainda que não sejamos escolhidos já nos sentimos vitoriosos porque entre tantas cidades brasileiras fomos pré-selecionados”, frisa a prefeita.

O Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Marcos Costa, destacou que esse é um processo longo, no qual quem vai escolher as cidades são as Federações.

“Estamos acompanhando e dando total apoio a São Francisco do Conde”, fomenta Costa.

Cabe ao Comitê Organizador disponibilizar, ao menos, 64 locais para as seleções nacionais, sendo que o número pode chegar até 90.

A escolha definitiva dos países ocorrerá em dezembro de 2013, após o sorteio final.

Fonte:AscomPMSFC