O Concurso Nacional Unificado (CNU), que popularmente foi apelidado de “Enem dos Concursos”, teve sua data de aplicação adiada pelo governo federal nesta sexta-feira (3). A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e deve ser divulgada nas próximas horas pela gestão.
A razão pelo ato acontece após a forte enchente que atinge o estado do Rio Grande do Sul e causa prejuízos materiais, além das confirmações de óbitos, desaparecidos e desabrigados. Os inscritos fariam a prova no próximo domingo (5), no entanto, ainda não se sabe qual será a próxima data a ser escolhida para realizar o concurso.
Inicialmente, após cobranças dos concurseiros gaúchos, que estão impossibilitados de prestar o CNU em meio ao desastre natural que a região passa, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, órgão responsável pelo processo seletivo, afirmou que manteria para domingo a data da aplicação.
A medida do governo gerou revolta em grande parte dos inscritos, que alegaram insensibilidade em relação ao momento que o Rio Grande do Sul passa, com problemas de mobilidade, casas e estabelecimentos totalmente tomados pela água, além de diversos destes que perderam seus entes por conta das tempestades.
Por conta disso, aparentemente a gestão do presidente Lula voltou atrás e decidiu escolher uma nova data, mas oportuna para todos do país, para que as provas do CNU sejam aplicadas.