Neste domingo (2) é comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, e é tradicional que haja festejos concentrados em Salvador, local onde os portugueses desembarcaram e saíram de uma vez por todas do Estado, em 2 de julho de 1823.
Por ser um ano especial, dessa vez a programação conta com mais atividades, sendo elas de caráter cívico, artístico e cultural, além de shows que vão ser apresentados para o público.
O ato começa a partir das 8h, com a solenidade no bairro da Lapinha, onde figuras políticas como o prefeito da capital, Bruno Reis, e o governador, Jerônimo Rodrigues, realizam o hasteamento das bandeiras, com a execução do Hino Nacional feito pela Banda da Marinha.
Depois disso, às 9h, o Cortejo Cívico começa, juntando autoridades, representações políticas, bandas de fanfarras e o povo, caminhando da Lapinha até o Pelourinho, como ato de celebração e festa. Vale ressaltar que é neste momento que os Carros dos Caboclos saem e desfilam junto com as pessoas.
Terminado a caminhada, os dois caboclos são recolhidos nos caramanchões localizados na Praça Tomé de Souza, no centro de Salvador. Já de tarde, a partir das 14h, inicia-se o segundo cortejo, da Praça Municipal até a Praça do Campo Grande.
Às 14h30 é realizado o concurso de fanfarra, na Av. Sete de Setembro.
A festa contará com a presença do presidente Lula, que participará da cerimônia cívica da chegada dos caboclos no Campo Grande.
Nesse momento acontece o acendimento da pira do fogo simbólico, que passou por diversas cidades do Recôncavo, incluindo Camaçari. O ato será feito pela nadadora paratleta Verônica Almeida, que será acompanhada pela Banda da Música Wanderley e Coral da PM, interpretando o Hino ao 2 de Julho.
O encerramento do dia histórico acontece no Show Especial, na praça Visconde de Cairu às 19h, feita pela banda BaianaSystem, com participação especial de Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Claúdia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal.