Contagem regressiva para o maior e melhor São João do interior da Bahia, o Arraiá do Chico, que em 2014 homenageia o sanfoneiro Dominguinhos com o tema: “Celebrando Dominguinhos – Brasileiro por Natureza”. Serão seis dias de festa, com grandes atrações: Ivete Sangalo, Aviões do Forró, Thiaguinho, Péricles, As Coleguinhas, Calcinha Preta, Pablo, Asas Livres, César Menotti e Fabiano, Bell Marques e muito mais.
Os forrozeiros de plantão contam com uma novidade este ano: o Camarote do Chico que garante entrada por dia ou passaporte para todos os dias da festa. Os interessados podem adquirir o acesso nas Centrais de Vendas, em Salvador: Ticketmix, Pida, Alpha e Veromundo. E no próprio município, no Serviço de Atendimento ao Turista – SAT (Mercado Cultural), além do Portal do Ticket, em Candeias.
Além do palco principal, a festa também oferece o palco Mestre Chicão que terá atrações locais e que resgatam a cultura do município. O Coreto, espaço reservado que abrigará a Casa Luiz Gonzaga, uma réplica de uma casa de taipa com artigos decorativos que fazem parte da vida do sertanejo; casa dos bonecões com os personagens da cultura local, permitindo aos visitantes tirar fotos; área de entretenimento com parque infantil, touro mecânico e chute ao gol; feira de artesanato e café com forró. Uma exposição no Mercado Cultural sobre a história do homenageado, Dominguinhos, e toda estrutura que os munícipes e visitantes merecem para curtir a festa.
Preocupada em atender os visitantes e munícipes, a Prefeitura estende o horário de atendimento do Serviço de Atendimento ao Turista – SAT, das 08h às 22h, durante os festejos juninos. O setor fica localizado no Mercado Cultural da cidade e prestará atendimento com indicações das atrações da festa, casas para aluguel, locais para alimentação, informações sobre a história e cultura do município, além da oferta de Passeio Náutico.
O homenageado
José Domingos de Moraes, mais conhecido como Dominguinhos, nasceu em 1941 na cidade de Garanhuns, agreste pernambucano. Seu pai, “Mestre Chicão”, sanfoneiro, foi a grande influência para que Dominguinhos se tornasse um grande artista nacional. De uma família de 16 irmãos o instrumentista começou sua carreira desde a infância quando montou um trio com mais dois irmãos e iniciou as apresentações na sua cidade.
Nessa época, em 1948, tocando na porta de um hotel, foi ouvido por Luiz Gonzaga, que o convidou para ir ao Rio de Janeiro. Anos depois, em 1954, junto com sua família, num caminhão pau-de-arara, foi ao encontro de Gonzaga que tornou-se seu padrinho e o presenteou com uma sanfona. Em 1967 gravou seu primeiro disco e passou a ser convidado para gravações e shows de cantores famosos como: Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Betânia. Iniciando assim uma longa carreira de sucesso, consagrando-se com uma carreira musical própria, englobando gêneros musicais diversos como bossa nova, jazz e pop.
Em 17 de dezembro de 2012, Dominguinhos foi internado no Hospital Santa Joana, no Recife, com infecção respiratória e arritmia cardíaca, sendo transferido para São Paulo em janeiro de 2013, e veio a falecer no dia 23 de julho deste mesmo ano.
Por conta de sua longa e talentosa trajetória, o cantor, sanfoneiro e compositor será o tema desta grande festa que já teve em edições passadas homenagens ao centenário do mestre Luiz Gonzaga e aos cangaceiros Lampião e Maria Bonita, sempre valorizando o legado cultural do nordestino.