Foi dada início a campanha nacional de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (10). Em todo o Brasil, o atendimento acontece até o dia 31 de maio. Em Camaçari, todos os postos de saúde em funcionamento já estão abastecidos com a vacina para atender o público prioritário.  

Em entrevista ao Bahia No Ar, a coordenadora de Imunização de Camaçari, Elisângela Britto, esclareceu como irá acontecer a vacinação, inicialmente, ao público alvo da campanha. “Até o dia 18 de abril a vacinação vai acontecer, prioritariamente, às gestantes e crianças entre 6 meses e menores de 6 anos. Também serão vacinados os idosos com 60 anos de idade ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional”, disse.

Elisângela Britto ainda lembra durante a entrevista quais os documentos necessários para levar até à unidade de saúde. “Para comprovar que as pessoas fazem parte desse público alvo, é necessário que, além do documento de identidade e do cartão de vacinação, estejam munidos também de alguma outra comprovação que ateste sua função ou condição. Pode ser um crachá ou um contra cheque”, explicou a coordenadora.

Sobre o grande risco de contaminação que ocorre nos municípios do país, Elisângela ainda chama atenção para a importância da imunização. “Oriento aos pais que se opõem a vacinar as crianças que a vacina é segura. Com a globalização as pessoas transitam muito rápido entre um município e outro e a vacina pode proteger a gente contra as formas graves da Influenza. Só em 2018, o Brasil registrou quase 1.400 óbitos por complicações à Influenza e essas eram pessoas que faziam parte do grupo prioritário”, concluiu.

0 0 votos
Article Rating