Coronavírus: ‘blitzes’ de testes rápidos tiveram início nesta terça (7), nas ruas de Salvador

Foto: Reprodução / Redes Sociais

No início da tarde desta terça-feira (7), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), divulgou um vídeo falando sobre o início das blitzes de testes rápidos na ruas da capital baiana. A medida, que visa conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, nessa primeira etapa, prevê a realização de aproximadamente 100 mil testes nas pessoas que apresentarem, após a aferição, temperatura corporal acima de 37,8°C.

“Estamos dando início hoje, as blitzes de teste rápido em nossa cidade. Assim como acontece com a blitz de alcoolemia, a gente, com apoio da  Transalvador [Superintendência de Trânsito do Salvador],tá escolhendo um lugar de Salvador para parar os veículos. A gente aí pergunta as pessoas se elas ‘topam’ fazer a medição da temperatura. Se tiver trinta e sete ponto oito graus centígrados [37,8°C] pra cima, nós vamos imediatamente aplicar o teste rápido”, explicou Neto.

Ele também destacou como é feito o teste, e ressaltou que o resultado fica pronto em até 10 minutos, e a pessoa recebe o resultado por meio um SMS (mensagem curta de texto, pelo celular).

“Esse teste é feito na hora, o resultado fica pronto de oito [8] a dez [10] minutos, e a pessoa recebe um SMS no seu celular, em até uma hora [1h], com a confirmação do resultado. Caso dê positivo, essa pessoa será orientada pela prefeitura para fazer a contraprova, não apenas ela, mas também os seus familiares”, pontuou.

Segundo a prefeitura, todas as pessoas que testarem positivo para o novo coronavírus devem ficar em isolamento social e, nos casos casos graves, elas serão encaminhadas para uma unidade de saúde. O órgão municipal disse ainda que, essa experiência dos testes rápidos por meio das blitzes, deu muito certo na Coreia do Sul e diminuiu a curva de contágio pelo vírus no referido país.

“Todo esse esforço é com o propósito de reduzir a multiplicação do coronavírus na nossa cidade e evitar que o contágio se dissemine na nossa capital”, garantiu Neto.

Casos

Nas primeiras horas da tarde desta terça-feira, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que a Bahia registrou mais 19 casos de infecção pelo novo coronavírus. Com isso, o número total de pacientes contaminados pelo vírus já chega a 456.

Horas depois, por volta das 14h35, a Sesab informou que foram registrados mais dois novos óbitos por Covid-19 no estado. Os pacientes eram homens: um tinha 26 anos de idade e o outro 53. Os dois, segundo a Sesab, tinham comorbidades associadas e estavam internados em estado grave em um hospital público de Salvador. Saiba mais.

Assista o vídeo postado por Neto em sua conta pessoal do Twitter:

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*