A decisão sobre a autorização ou não para uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech, deve ocorrer a partir dia 10 de dezembro de 2020.
O pedido de autorização foi apresentado na sexta-feira (20/11) à agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos (EUA), a Food and Drugs Administration (FDA).
Segundo informações do Estadão, a decisão será tomada durante uma reunião do comitê consultivo da FDA para vacinas e produtos biológicos associados para discutir o assunto.
No entanto, antes da data agendada para a reunião, a FDA pretende analisar os documentos submetidos pelas farmacêuticas que contam com os dados dos testes clínicos do produto, conforme traz a reportagem.
Ao longo da semana passada, as empresas anunciaram que a vacina demonstrou 95% de eficácia na proteção da infecção pela Covid-19.
“Esse período de tempo (entre o pedido de registro e a realização da reunião) permitira à FDA avaliar minuciosamente os dados e informações submetidas antes da reunião e estar preparada para uma discussão pública robusta com os membros do comitê consultivo”, pontuou o órgão, em nota.