Feira de Santana é o município baiano com o maior número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), conforme atualizações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Visando contribuir com a prevenção do contágio da Covid-19, estudantes do curso de Farmácia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) começaram a produzir álcool gel para distribuição gratuita na instituição. O produto é uma das ferramentas utilizadas na prevenção da doença, com o aumento dos casos do novo coronavírus na cidade, ele começou a faltar nas farmácias.
Apenas em uma semana, os graduandos conseguiram produzir dez quilos do álcool gel, destinado aos funcionários e alunos da unidade de ensino superior.
A professora do curso de Farmácia, Letícia Junqueira, responsável em monitor a produção dos estudantes, contou que o processo de produção do álcool gel dura menos de 20 minutos, mas só pode ser feito em laboratório e com orientação de um profissional.
“Para formar o álcool gel, a gente, além de usar o álcool 70 como veículo, a gente utiliza um agente gelificante, o carbopol, e algo para balancear o PH, que é a trietalonomina”, pontuou Letícia. Além disso, é usado também glicerina na mistura, para não ressecar as mãos”, explicou Letícia ao G1.