“O coronavírus, Covid-19, ele teve uma mutação, então ele se transformou no Covid-19, é uma cepa [em biologia e genética refere-se a grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas] nova. É uma doença que a gente não tem imunidade, porque não tem vacina contra ela, as pessoas estão pegando porque não tem imunidade contra ela”, a explicação é da médica sanitarista de Camaçari, Maria Mazarello.

Em entrevista à Prefeitura de Camaçari, a médica destacou os sintomas que as pessoas precisam apresentar para procurarem atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Se o paciente tem febre, tosse, ‘expectorações’, dor no peito, cansaço, ele tem que ir pra uma UPA. E se ele tiver todos esses sintomas e tiver comorbidades [quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas], for um paciente idoso, for um paciente que tenha cardiopatia [doenças do coração], nefropatia [lesão ou doença do rim], diabetes, obesidade, ou tá grávida, ele vai pra uma UPA”, esclarece Mazarello. “Se ele está cansando, com dor no peito, febre, tossindo, mesmo que não tenha comorbidade, ele vai pra uma UPA”, acrescenta.

Ainda conforme destacou Maria Mazarello, “UPA é urgência, é pronto atendimento, e de lá, se precisar, vai pra um hospital”.

Em Camaçari, até às 17 horas de ontem (24), foram descartados 23 casos da Covid-19, 21 seguem em análise laboratorial e 1 foi confirmado.

Assista abaixo o vídeo publicado pela Prefeitura de Camaçari no Instagram:

0 0 voto
Article Rating