No domingo (7), o Ministério da Saúde divulgou dados divergentes em relação a quantidade de óbitos e infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. O governo ainda não explicou a razão da diferença nas informações. No primeiro balanço do órgão, foi informado que o país havia registrado 1.382 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de falecimentos pela doença para 37.312. No entanto, o segundo índice publicado no painel oficial do ministério, que acompanha a evolução do vírus, foram apontadas 525 mortes, totalizando 36.455 vítimas, desde o início da pandemia no território brasileiro.

A diferença na apuração do número de óbitos das últimas 24 horas, entre os dois balanços, é de 857 pessoas.

Primeiro balanço / Reprodução

Já em relação ao número de pacientes positivos para Covid-19 nas últimas 24 horas, os dados também tiveram diferenças. No primeiro balanço, eram indicados 12.581 casos, levando o total de casos confirmados para 685.427. Entretanto, o painel oficial do ministério, destacava 18.912 casos a mais da doença, somando 691.758 casos.

Segundo balanço / Reprodução

Mudanças na divulgação

Na sexta-feira (5), o ministério mudou a forma de divulgação dos indicadores do novo coronavírus no país, deixando de apresentar alguns dados consolidados. Um dia depois, no sábado (6), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o coronavírus.

“As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, disse o presidente na ocasião.

Uma das mudanças registradas na divulgação do boletim diário do Ministério da Saúde foi que, desde a sexta-feira, o balanço traz apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24h. Antes, o quadro também apresentava os números totais, registrados desde o início da pandemia.

Outra alteração é que o boletim passou a ser divulgado pelo ministério por volta das 22h. Anteriormente, essa divulgação ocorria às 17h e depois passou para 19h. A divulgação às 22h começou nos últimos dias sem que o Ministério da Saúde desse uma justificativa para o atraso.

0 0 votos
Article Rating