Após os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), alcançarem a taxa de ocupação de 91% na cidade baiana de Feira de Santana, o Governo do Estado decidiu abrir, no Hospital Geral Clériston Andrade, 10 novos espaços desse tipo dedicados a partir desta terça-feira (24/11).
Na oportunidade, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), destacou que a pandemia não acabou e que, “infelizmente, os números estão sendo ignorados por parte da população”.
Já o governo frisou que esse aumento na oferta de leitos de UTI na cidade acontece porque medidas simples não estão sendo cumpridas, a exemplo de lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, utilizar máscara facial e manter, o mais impirtante de todos, o distanciamento social.
Ademais, a Sesab alertou que é necessário ter um cuidado maior neste período festivo, tendo em vista que as pessoas tendem a se reunir em casa ou na rua e, com isso, aumentam ainda mais os riscos, principalmente, para os idosos.
Presentemente, Feira de Santana possui 94 leitos ativos, sendo 45 de UTI.