Nos últimos dias, uma das previsões mais alarmantes feitas pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vêm se tornando realidade no Brasil: o colapso do sistema de saúde. Antes de deixar a gestão do Ministério da Saúde, Mandetta alertou para o que chamou de “apagão sanitário”, que ocorreria no final de abril.

No dia 20 de março, durante uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e um grupo de empresários, Mandetta pontuou: “Claramente, em final de abril, nosso sistema entra em colapso”. Em seguida, o então ministro da Saúde acrescentou: “O que é um colapso? Você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, mas simplesmente não há sistema para você entrar”, explicou.

À época, o pronunciamento de Mandetta acabou gerando um certo “desconforto” em Bolsonaro, que chegou a afirmar, no dia seguinte, que o então ministro havia “exagerado”.

Ontem (29), passados mais de 39 dias após a fala de Mandetta, a explosão de casos confirmados pelo novo coronavírus (totalizando 78 mil e mais de 2.600 nas últimas 24 horas) já esgotou os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Rio de Janeiro.

Veja o vídeo da época da entrevista de Mandetta publicado pela Veja e gravado pela TV BrasilGov:

0 0 votos
Article Rating