A partir desta terça-feira (23), medidas restritivas contra a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) entram em vigor nos bairros de Aracui, Portão, Vila Praiana e Ipitanga, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com a prefeitura, os moradores das referidas localidades só deverão sair às ruas em caso de extrema necessidade, conforme determina o decreto publicado na segunda-feira (22).

A prefeitura salienta também que a circulação de pessoas só está autorizada em casos de necessidade inadiável, como por exemplo, para acessar as emergências em unidades de saúde ou demais serviços considerados essenciais, idas ao mercado e agências bancárias.

Nos bairros, em pontos estratégicos, serão montadas barreiras sanitárias, onde os moradores deverão apresentar comprovante de residência e comprovação da necessidade do deslocamento.

Existe punições previstas para aqueles que descumprirem as regras. Quem for flagrado descumprindo o decreto pode ser autuado em flagrante pela prática dos crimes contra a saúde pública e desobediência, previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro. Também ficam sujeitos a aplicação de multa e interdição e/ou suspensão de atividade comercial, conforme previsto em legislação municipal, os estabelecimentos comerciais que estejam funcionando.

Os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar durante a execução da medida, são: supermercados, panificadoras, açougues, farmácias, postos de combustível, agências bancárias e lotéricas, unidades ou serviços de saúde humana ou animal, de urgência e emergência, além de serviços públicos essenciais, funerárias, segurança privada, imprensa, telecomunicações, logística e transporte de alimentos e medicamentos.

As medida restritivas já foram implementadas nos bairros do Centro, Vida Nova e Itinga. Nessas regiões, de acordo com a prefeitura, foram realizados 1.698 testes: destes, 198 deram positivo para o novo coronavírus.

Barreira sanitária

Os moradores que forem abordadas no processo de fiscalização das barreiras sanitárias, terão a temperatura corporal medida.

Caso eles apresentem sintomas da Covid-19, serão encaminhadas a uma unidade de saúde e submetidas ao teste rápido para diagnóstico da doença. Além de testes rápidos, o órgão municipal ainda vai promover a desinfecção de praças e vias públicas e outros serviços nessas localidades.

Toque de recolher

A prefeitura também decidiu prorrogar o toque de recolher em Lauro de Freitas. Essa restrição prevê a proibição da circulação noturna de pessoas e automóveis, em todo o município, entre às 20h e 5h da manhã do dia seguinte.  Com isso, essa ação continua valendo até o dia 28 deste mês.

O órgão municipal frisa que, durante o toque de recolher na cidade, mesmo os estabelecimentos comerciais considerados essenciais só poderão funcionar nesta faixa de horário, com exceção de farmácias e unidades de saúde, autorizadas a funcionar 24h.

Mercados, supermercados, hipermercados e atacadistas, de segunda a sábado, deverão encerrar as suas atividades às 19h, possibilitando que os seus colaboradores possam estar em casa até as 20h. No domingo, as atividades devem ser encerradas até as 17h.

Casos

Em Lauro de Freitas, segundo informações municipais divulgadas no boletim de ontem (22), já são 1.358 casos confirmados, desde o início dos primeiros casos na cidade. Destes, 271 pacientes já estão recuperados, 1.044 seguem em recuperação, 15 estão hospitalizados e 28 foram a óbito.

Reprodução / Prefeitura de Lauro de Freitas
2.3 3 votos
Article Rating