No fim da tarde de ontem (10), conforme já havia sido noticiado anteriormente, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), participou de uma reunião, por videoconferência, com o governador da Bahia, Rui Costa (PT). No “encontro virtual”, também participaram os gestores dos municípios que apresentam mais de 40 casos ativos do novo coronavírus (Covid-19), além de altas taxas de crescimento da doença, nos últimos cinco dias.

Na oportunidade, ficou acordado a prorrogação, neste sábado (11), do decreto que determina o toque de recolher (medida de restrição de locomoção noturna e que proíbe a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas) das 18h às 5h, por mais sete dias, com validade até 19 de julho.

Serão incluídas no toque de recolher as cidades de Terra Nova, Vera Cruz, Mata de São João e Pojuca e o sistema de delivery poderá funcionar até 0h em toda região.

Ainda durante o debate de ideiais da sexta-feira, o gestor camaçariense destacou a adoção de mais uma medida de enfrentamento à Covid-19 na cidade: a destinação de recursos para o auxílio financeiro destinado aos munícipes infectados e que aceitem ser hospedados nos centros clínicos disponibilizados pelo Governo da Bahia.

“Publicamos uma lei ontem [quinta-feira, 9 de julho] de implantação de mais uma medida de contenção da curva de crescimento dos casos do novo coronavírus, que permite que a destinação de recursos para pagamento de auxílio financeiro para moradores do município que estejam infectados e que aceitem ser hospedados nos Centros de Acompanhamento Clínico do Estado da Bahia. O documento ainda garante devido isolamento e o necessário suporte social para os pacientes em situação de vulnerabilidade”, destacou o prefeito Elinaldo”, frisou Elinaldo.

Já o governador, Rui Costa, reforçou o que ele já vem trazendo ao longo da semana, o aumento progressivo de casos positivos. Segundo o petista, caso essa curva continue subuindo “todos os esforços já realizados seriam desperdiçados”.

Para traçar as estratégias de seguimento do combate ao novo coronavírus em parceria com o estado, uma série de reuniões já foram realizadas: o primeiro encontro de Prefeitos e Prefeitas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) aconteceu no dia 2 de julho, em Camaçari. Já a primeira reunião reunião virtual com o governador, foi datada no dia 3 de julho. Na sequência, o segundo encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS aconteceu na quinta-feira (10), dessa vez em Simões Filho. A próxima reunião está agendada para a próxima quinta-feira (16), em Lauro de Freitas.

A proposta sugerida pelo comitê formado por gestores da Região Metropolitana de Salvador (RMS), ao governador, foi a de disponibilizar os 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, que será inaugurado em Lauro de Freitas, para acolhimento dos pacientes da Covid-19 em estado grave. Segundo o grupo, com a oferta dessas novas vagas haverá uma maior tranquilidade em implantar a primeira fase do protocolo de retomada da economia de forma segura para a população. O que já foi avaliado por Rui que decidiu observar a curva de casos e internações essa semana, e, caso a curva saia do controle, poderá abrira unidade de saúde com leitos exclusivos para Covid-19.

Estiveram presentes os prefeitos: de Cachoeira, Tato; de Candeias, Dr. Pitágoras; de Conceição do Almeida, Ito de Bega; de Dias D’Ávila, Jussara; de Itaparica, Prof. Marlylda,; de Lauro De Freitas, Moema Gramacho; de Madre De Deus, Jailton Polícia; de Mata De São João, Marcelo Oliveira; de Maragogipe, Vera da Saúde; de Muritiba, Danilo de Babão; de Pojuca, Duda Leite; de Santo Antônio De Jesus, Rogério Andrade; de São Francisco Do Conde, Dr. Evandro; de São Sebastião Do Passé, Dr. Breno; e de Vera Cruz, Vinicius.

No patamar estadual, participaram: a subsecretária de Saúde, Tereza Cristina; o secretário de Relações Institucionais e Chefe de Gabinete, Jonival Lucas; a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marcia São Pedro; e o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Ramon Saavedra.

0 0 votos
Article Rating