Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FSBP), em parceria com a empresa de pesquisas Decode Pulse, apontou que os relatos de terceiros sobre brigas de casais através da internet aumentaram consideravelmente desde o início do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ao todo, foram investigadas cerca de 52.315 menções por meio das redes sociais, mais especificamente pelo Twitter.

O Fórum destaca também que a pesquisa foi feita depois de vários países registrarem crescimento nos casos de violência contra as mulheres, desde que a Covid-19 se espalhou pelo mundo.

Sub-notificação de casos

Na quarta-feira (15) passada, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) já havia salientado a possibilidade de sub-notificação, ou seja, notificação não formalizada nos registros de denúncias de violência contra a mulher. O alerta veio após a instituição permanente registrar uma queda de 90% dos casos no período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

A DPE destacou que o número é significativamente contrastante aos registros notificados em meses anteriores, além de levar em consideração a expectativa em vários países, como a China, onde o percentual de casos triplicou no período. Na França, incluisve, o governo local decidiu pagar quartos para as vítimas. Leia mais.

0 0 votos
Article Rating