Na noite desta quinta-feira (25), a Santa Casa de Misericórdia de Valença recebeu novos equipamentos para colocar em funcionamento nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), exclusivos para o atendimento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). No total, foram seis respiradores e 10 monitores de sinais vitais, enviados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a Sesab, foi firmado um contrato de, aproximadamente, R$ 692 mil (por mês) com a Santa Casa de Valença, para que a entidade disponibilize 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos para esses pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Foto: Reprodução / Governo da Bahia

Segundo destacou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, “duas pessoas podem usar um respirador durante um mês”.

“Acabamos de enviar respiradores e monitores para que a Santa Casa abra imediatamente os leitos de UTI e, assim, amplie a oferta de atendimento para a região. Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês, e isso significa a preservação de, pelo menos, 20 vidas, já que cada paciente fica internado, em média, duas semanas”, explicou Vilas-Boas.

O Governo do Estado ressaltou que a Bahia, atualmente, conta com 2.178 leitos públicos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus que precisam de internamento: destes, 898 são de UTI. Porém, o planejamento contempla mais de 3.200 leitos, entre clínicos e de Terapia Intensiva, que serão abertos progressivamente, mediante o aumento da demanda.

Casos na Bahia

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), informou que Salvador já totaliza 26.814 casos confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia. Desse total de infectados, 1.029 pessoas foram a óbito.

Em toda a Bahia, já são 54.291 casos positivos: destes, 29.193 já são considerados recuperados, 23.497 encontram-se ativos e 1.601 foram a óbito.

0 0 votos
Article Rating