De acordo com um novo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3), o estado de saúde do médico Elsimar Coutinho é considerado estável e foram identificados alguns progressos no tratamento. Ele está internado há duas semanas no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde trata um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente de uma infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

No decorrer da manifestação dos primeiros sintomas da síndrome, no dia 20 de julho, o médico foi internado no Hospital Aliança, em Salvador. No entanto, dias depois, mais especificamente em 29 de julho, Elsimar Coutinho foi transferido para o Sírio Libanês.

Na presente data, em nota, a assessoria do médico informou que os familiares e a equipe médica que cuida de Elsimar estão bastante confiantes quanto aevolução do estado de saúde dele.

Elsimar Coutinho está sendo acompanhado constantemente pelo cardiologista Roberto Kalil.

Reprodução / Clínica Elsimar Coutinho

Evolução do quadro

Elsimar Coutinho deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança depois de apresentar dificuldade respiratória. Ao chegar na unidade de saúde, ele foi submetido ao teste para detecção da Covid-19, que deu positivo; desde então, ele vem recebendo tratamento contra a doença.

Em um boletim divulgado no dia 21 de julho, o hospital pontuou que o médico estava em ventilação artificial e sedado. Um dia depois, em 22 de julho, a undiade de saúde ressaltou que Coutinho havia apresentado também problemas renais e pulmonares.

No dia 23 de julho, o boletim hospitalar ressaltou que o médico havia sido submetido a hemodiálise, após quadro de disfunção circulatória.

Sobre Elsimar

Elsimar Coutinho é considerado referência no campo da reprodução humana. Com graduação em farmácia e, posteriormente, em medicina, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o médico fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA.

Nos anos 60, ele atuou como professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da UFBA. O médico, inclusive, foi o primeiro a observer os benefícios da supressão da menstruação.

0 0 votos
Article Rating