O Ministério da Saúde decidiu se antecipar e iniciar negociações com a Pfizer para adquirir 40 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, a fim de imunizar crianças de 5 a 11 anos de idade. Embora as tratativas já estejam em estágio avançado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou a vacinação deste público.

A entrega desses imunizantes, no entanto, só acontece com o aval da agência. A Pfizer protocolou o pedido de liberação na sexta-feira (12) e a Anvisa agora tem o prazo de um mês para analisar a questão. De acordo com o UOL, o governo deve fechar um contrato para entrega de 100 milhões de novas doses com a Pfizer, previstas para janeiro.

A intenção é já incluir neste contrato uma previsão de que, caso a Anvisa aprove o uso da vacina nas crianças, as primeiras 40 milhões de doses sejam utilizadas nesta faixa etária. Se a agência avaliar o assunto até dezembro, a entrega poderia ser antecipada.

Tal distinção se faz necessária porque a dosagem do imunizante aplicado nas pessoas de 5 a 11 anos de idade é diferente da aplicada em cidadãos mais velhos. O Ministério da Saúde informa que as 40 milhões de unidades são suficientes para aplicar duas doses em todas as crianças brasileiras nesta faixa etária.

0 0 votos
Article Rating