Na noite do sábado (26/12), o prefeito reeleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, iniciou a transferência para o Hospital Sírio-Libânes, situado em São Paulo. Há cerca de 20 dias ele foi diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19) e já estava internado há 8 no Hospital Samur.
Um dia antes, na sexta-feira (25/12), Gusmão respirava com auxílio do cateter de oxigênio, conforme detalhou o boletim divulgado pelo unidade de saúde, que também pontuou na ocasião que o quadro do prefeito era considerado estável.
Agora, após a transferência, Herzem, que já respira sem ajuda de aparelhos, e seguiu para o hospital paulista para fazer o tratamento de reabilitação pulmonar, conforme ressaltou o novo boletim divulgado no sábado.
Outras informações
No dia 18 de dezembro, após apresentar complicações pulmonares e evoluir para a necessidade do uso de oxigênio, Herzem foi levado ao Hospital Samur. No entanto, a confirmação do diagnóstico para Covid-19 aconteceu no dia 7 de dezembro e, até então, ele cumpria isolamento domiciliar.
Ainda no dia 7 de dezembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a mulher do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19. Entretanto ela já se curou da doença, sem necessitar de internação hospitalar.
Herzem Gusmão foi reeleito prefeito da cidade baiana de Vitória da Conquista, em segundo turno, realizado no dia 29 de novembro. Nas urnas ele teve 54% dos votos válidos e, com isso, derrotou o petista Zé Raimundo, que obteve 46% dos votos.