O prefeito reeleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, respira com o auxílio do cateter de oxigênio e faz fisioterapia. Ele foi internado há cerca de oito dias, em virtude de complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com um novo boletim médico, divulgado na noite da sexta-feira (25/12), pelo Hospital Samur, onde o político trata a doença, o estado de saúde de Herzem é considerado estável.
A unidade médica também frisou que Gusmão está recebendo as medicações adequadas ao tratamento. No entanto, ainda não há uma previsão de alta médica.
Outras informações
Herzem Gusmão deu entrada no Hospital Samur no dia 18 de dezembro, após apresentar complicações pulmonares e evoluir para a necessidade do uso de oxigênio.
Ele havia anunciado o diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 7 de dezembro. Nesse mesmo dia, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que a mulher do prefeito, Luci Gusmão, também tinha testado positivo para a doença. Porém, ela já se recuperou da infecção.
Eleição 2020
Herzem Gusmão foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista, em segundo turno, realizado no dia 29 de novembro. Nas urnas, saiu vitorioso com 54% dos votos válidos, derrotando assim, o petista Zé Raimundo, que obteve 46% dos votos.
A eleição em Vitória da Conquista tinha 18,17% de abstenção, 1,25% votos brancos e 3,44% votos nulos.