Nesta quarta-feira (26), durante uma reunião televisionada, a vice-primeira-ministra da Rússia, Tatiana Golikova, informou que o país já se prepara para aprovar sua segunda vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).
Segundo Golikova, a nova imunização deverá conseguir a aprovação das autoridades sanitárias no final de setembro ou início de outubro deste ano.
A primeira-ministra também contou ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que os testes clínicos de estágio inicial da segunda vacina contra a Covid-19, também produzida no país, serão finalizados até o final do mês que vem. A substância está sendo desevolvida pelo Instituto de Virologia Vector da Sibéria.
“Até o dia de hoje, não houve complicações entre aqueles vacinados nos estágios inicial e intermediário dos testes”, garantiu Golikova.
Outras informações
No início deste mês de agosto, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a conceder uma aprovação regulatória a um imunizante contra a Covid-19.
Os testes em humanos da vacina batizada de ‘Sputnik V’, foram feitos em tempo recorde, menos de dois meses.
No entanto, especialistas internacionais da saúde desaconselham o uso da imunização até que ela passe por todos os testes e etapas regulatórias internacionalmente aprovados.
O fundo soberano da Rússia assegurou que a fase final dos testes clínicos da vacina já estão começando.