Na noite do sábado (12/12), o gerente geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, garantiu que, até o momento, não há no Brasil nenhum pedido de autorização para uso emergencial de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).
“Não temos nenhum pedido de autorização emergencial de nenhuma empresa até o momento”, afrimou Mendes durante entrevista à Globo News.
“Não há como a Anvisa se posicionar quanto a isso ou dar uma autorização para uma vacina que não a solicitou. E essa é uma demanda que é feita pelas próprias empresas”, completou, .
O gerente geral de medicamentos também frisou que a agência federal já se estruturou para não ter que esperar necessariamente pelo registro completo de uma vacina para disponibilizá-la à população.
“É possível que a Anvisa já aprove o uso emergencial aqui no Brasil. É claro que a gente leva em consideração o que outras agências já fizeram. Já estamos preparados para avaliar os pontos críticos que são específicos para o Brasil para ser o mais ágil possível”, finalizou Mendes.