O aniversário de 264 anos da emancipação de Camaçari se aproxima e o Bahia No Ar segue com sua série de matérias sobre figuras do comércio local que, além de movimentarem a economia, se tornaram parte do dia a dia dos moradores da cidade.

A protagonista da vez é Anatália Francisca da Cruz Santana, proprietária da loja de lasanhas “Dona Ana”, localizada na Rua Maranhão, no bairro da Piaçaveira. Ana nasceu em Amargosa, mas foi morar em Camaçari com a família quando tinha apenas três anos de idade.

Hoje, 40 anos após sua chegada, ela tem três filhos, um negócio em ascensão e muito o que celebrar. “Cresci junto com Camaçari e hoje posso dizer que é uma cidade que oferece oportunidades para empreender”, Ana destaca.

O tempero único contido nos pratos que serve surgiu dos muitos anos de experiência que tem na cozinha. O primeiro contato com esse ambiente veio logo na infância, já que a mãe de Anatália se dedicava ao mesmo ofício e sempre levava a filha consigo aos restaurantes onde trabalhava.

“Enquanto eu estava ali, ficava observando os diversos pratos que ela fazia. Aquilo me encantava. Eu ficava feliz e satisfeita de ver as pessoas elogiando a comida dela”, relembra.

Os anos se passaram e ela foi se identificando cada vez mais com a cozinha. Até que, em 2014, deixou o emprego que tinha na indústria e decidiu começar a vender quentinhas, doces e salgados em casa mesmo. No entanto, a ideia de trazer destaque para as lasanhas veio em 2020. Houve um sucesso inicial, mas a pandemia da Covid-19 logo se intensificou e a clientela começou a desaparecer.

Sem perspectiva de melhora do cenário epidemiológico, Anatália se tornou porteira. O sonho de ser dona de um restaurante parecia cada vez mais longe. Quando notou que estava se distanciando do objetivo, recalculou a rota e resolveu voltar a perseguir sua felicidade.

Com a ajuda da família, o ponto atual da Dona Ana foi inaugurado em novembro de 2021. Notando que na região não havia um lugar que focasse apenas em lasanhas, ela decidiu transformar seu negócio oficialmente em uma lasanheria. Mais uma vez em que seu olhar empreendedor agiu.

A vontade de fazer diferente fez com que o estabelecimento prosperasse, mas dona Ana não quer parar por aqui. “Meu objetivo de vida hoje é aprender, me profissionalizar mais na área de culinária e poder ajudar mais pessoas a crescerem junto comigo. Então eu acredito que estou no caminho certo”, ela conclui.

5 1 voto
Article Rating