A convocação de governadores para depor à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid foi suspensa, nesta segunda-feira (21). A decisão é da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, atendendo ao pedido assinado por gestores estaduais e do Distrito Federal.

Entre os que solicitaram essa suspensão ao STF ainda está o governador da Bahia, Rui Costa (PT), bem como os gestores de Alagoas, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Acre.

Analisando a questão, Weber concluiu que a CPI pode convidar governadores para comparecimento voluntário. A ministra solicitou ainda que o presidente do STF, Luiz Fux, leve o processo para sessão extraordinária de julgamento. O caso deve ser analisado entre estas quinta (24) e sexta-feira (25).

Desta maneira, os sete depoimentos previstos para ocorrer de 29 de junho a 8 de julho não serão mais obrigatórios. Os convocados tinham sido Helder Barbalho (PA), Wellington Dias Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moisés (SC), Antonio Denarium (RR) e Waldez Góes (AP).

0 0 votos
Article Rating