Mais um importante fruto da parceria entre os setores público e privado em Camaçari se reverte em benefício para a população. Dessa vez, quem comemora são as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que ganhou, sexta-feira (15), uma Ludoteca do Instituto Sabin, braço social do Laboratório Sabin, que está instalado no município há mais de dois anos.

O espaço, que foi totalmente estruturado e dotado de brinquedos, servirá de apoio aos profissionais que atuam no Creas, a exemplo de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, na realização de trabalhos lúdicos que auxiliem crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados a falarem sobre as situações a que foram submetidos.

Para a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery, esse é um momento especial e que marca o início de uma parceria que já começa forte, essencialmente pelo alcance ao qual a Ludoteca se propõe. “A gente tem visto que o grande sucesso de algumas gestões está bem atrelado a adesão de parcerias como esta, e nós estamos felizes e agradecemos ao instituto pela confiança e apoio”, disse a gestora ao acrescentar que a gestão está de portas abertas para que outros projetos possam ser implantados no município.

Além do preparo do ambiente e da aquisição de brinquedos específicos que contribuam para a realização da ludoterapia, o Instituto Sabin também proporcionou à equipe do Creas um treinamento que iniciou em abril com a ida de dois profissionais do centro à Brasília e continuou em maio com a vinda de uma psicóloga do instituto para realizar uma oficina com os demais colaboradores do centro e dos órgãos que compõem a rede de assistência às crianças e adolescentes do município e parceiro. Em outubro os dois servidores capacitados retornam à Brasília para fechamento da capacitação.

O Creas atualmente atende 108 crianças e adolescente com idade até 17 anos que foram encaminhadas, em sua maioria, pelo Conselho Tutelar e Ministério Público.

Além de receber encaminhamentos de órgãos e entidades que assegurem os direitos das crianças e adolescentes, o centro está aberto também para demanda espontânea, ou seja, as famílias que necessitam de orientação e apoio podem procurar o espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12 e das 13h às 17h.

A cerimônia de entrega contou com a presença de funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do Laboratório Sabin, unidade Camaçari, além de servidores de outros departamentos da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

0 0 votos
Article Rating