As especulações sobre o ingresso do atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, no primeiro escalão do governo do Estado ganharam corpo nesta terça-feira (10) no Palácio de Ondina. Fontes ligadas ao governador Jaques Wagner ouvidas pelo Bahia Notícias confirmaram haver uma grande possibilidade de ele assumir uma secretaria, muito embora achem difícil a hipótese de a pasta ser a da Fazenda, que será desocupada por Carlos Martins – pré-candidato a prefeito de Candeias – até março.
Além de filiado ao PT, Gabrielli é economista, tem a experiência de administrar a maior estatal do país e forte relacionamento no mundo empresarial, o que o credencia a estar em várias áreas do governo.
Entretanto, Gabrielli não teria o perfil buscado para a Sefaz, órgão que o governador prefere entregar a um técnico no setor. O fato reforça o boato de que o atual comandante da Petrobras poderia ser alocado na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), com a migração do seu atual gestor, James Correia, para a vaga de Martins.
Concretamente, tudo depende da presidente da República, Dilma Rousseff, que prepara em seu gabinete a tão esperada reforma ministerial. Segundo as fontes, se Gabrielli cair, é certo o seu retorno à Bahia, onde é cotado, inclusive, como postulante à sucessão estadual em 2014. Ele comanda a Petrobras desde 2005 e, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não gozaria de grande prestígio junto à sua sucessora.
Fonte: Bahia Notícias