Uma criança de três que apresentava quadro grave de hidrocefalia (água no cérebro) ficou com a cabeça aumentada em mais de três vezes o seu tamanho normal, e após uma cirurgia que reduziu a circunferência de 94 cm para 58 cm, está sorrindo pela primeira vez.
O pequeno indiano Roona Begum foi levado às pressas para o hospital no ano passado. Cirurgiões realizaram uma série de operações para redução do tamanho da cabeça e mesmo depois da alta médica, ele tinha poucas chances de sobrevivência.
Mas esta semana todos ficaram surpresos ao descobrir que Roona está viva e esboçando sorrisos. Dr. Sandeep Vaishya, neurocirurgião que o avaliou novamente esta semana, ficou chocado pela extensão da sua recuperação, mas ainda há um longo caminho pela frente. "Eu vejo melhoria incrível, algo que eu realmente não esperava. Ela começou a rir, ela faz um monte de sons e ela ocasionalmente fala algumas palavras. Ela ganhou bastante peso e suas atividades têm melhorado muito. Mas se ela será capaz de viver uma vida normal, ninguém pode dizer”, explicou.
Redação Bahia no Ar