Um caso de violência foi registrado na cidade de Cocos, no sudoeste baiano. Um homem, identificado como Deleon Rodrigues, teria sido gravemente espancado, preso e até algemado na fazenda onde trabalha.
O ato teria sido feito por seguranças da Santa Colomba, nome da propriedade rural onde tudo aconteceu. Colegas afirmaram em relatos que circulam na internet que tudo foi feito publicamente, sem nenhum pudor, mas eles não puderam reagir.
“Tudo aconteceu na porta da empresa. Os seguranças bateram no trabalhador, algemaram e prenderam ele de um dia para o outro”, diz trecho de um áudio.
Um familiar de Deleon conta que ele sofreu essas agressões após encontrarem em sua mochila uma garrafa de bebida, na portaria da fazenda. Além disso tudo, a vítima teve que tirar a roupa, o que deixa o caso ainda mais intrigante.
Ao jornal A Tarde, o homem relatou o ocorrido e pensou que iria morrer por conta das agressões. “Me bateram e eu como fiquei nervoso não sei se foi de chicote, de cinto, pau ou outra coisa”, disse Deleon.
O caso ganhou repercussão após o advogado David Mendez Santiago Lima, que cuida do assassinato de Mãe Bernadete, divulgar em suas redes sociais. Segundo ele, a situação é mais um episódio de racismo e que já realizou uma denúncia junto ao Conselho Estadual das Associações Quilombolas da Bahia (CEAQ-BA).
A Fazenda Santa Colomba não quis se pronunciar sobre o assunto.