Agora é oficial. O grupo liderado pelos ex-secretários, Vital Sampaio e José Curpertino resolveu deixar o PSD, partido que na Bahia é liderado pelo senador Otto Alencar. A nova sigla dos Pessedistas, poderá ser o PMDB, legenda de oposição no município e no estado e que tem em Camaçari, o ex-prefeito José Tude, como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro.
Informações dos bastidores da política indicam que dois fatores são determinantes para a migração dos dois grupos do PSD no município para o PMDB. O primeiro é que tanto, Vital como Cupertino são amigos pessoais de Tude e foram formados politicamente no grupo do ex-alcaide, o outro indício é o fato de Cupertino ter desistido de disputar a vaga de Chefe do Executivo.
Cupertino que era presidente do partido no município e pré-candidato, desistiu da disputa, alegando falta de tempo hábil para concorrer ao pleito. Além disso, também tem a questão financeira que a legislação eleitoral estabelece, proibindo doações de empresas.
Questionado pelo radialista Roque Santos, durante entrevista para o portal Bahia No Ar, sobre a possibilidade da amizade com Tude influenciar na decisão na hora do apoio, Vital respondeu que isso poderia acontecer, porém, não descartou apoio a Caetano com quem tem boas relações. ” Não descartamos a possibilidade de apoiar Caetano, já conversei com Tude, como também conversei com Elinaldo. Por uma questão de amizade com todos eles, a gente ainda está na dúvida sobre quem apoiar. Estamos analisando friamente para seguir o que a gente entenda como melhor”, disse.
Vale lembrar porém, que em outra ocasião o ex-secretário declarou que o grupo sairia do PSD para ter liberdade no período eleitoral, na oportunidade ele chegou a dizer que caso o grupo optasse por apoiar o PT, não precisaria sair do partido. Tendo em vista, tal declaração fica quase que confirmado o apoio ao grupo de oposição.
Em uma carta aberta a população camaçariense, Vital e Cupertino anunciaram a saída do PSD. Confira o documento na íntegra.