Até o dia 30 de abril, dos 96,9 milhões de CPFs que já foram analisados e enviados à Caixa Econômica Federal, cerca de 50,52 milhões atenderam aos critérios da lei e foram considerados elegíveis para receber o benefício, ou seja, 52,1% do total. Os dados são oriundos da Dataprev (empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600).
A análise dos 50,5 milhões classificados como elegíveis para o aucílio emergencial se refere aos cadastros efetuados entre 7 e 22 abril.
Segundo a Dataprev, outros 32,77 milhões estão inelegíveis e não poderão receber o auxílio (33,8%), e 13,67 milhões (14,1%) estão classificados como inconclusivos, o que significa dizer que precisam de complementação em suas informações cadastrais.
Em comparação com o balanço anterior, divulgado pelo Dataprev, os dados apresentaram queda de 2,1 pontos percentuais no índice de aprovação dos pedidos e alta de 2,6 pontos percentuais no de reprovação.
O estudo engloba as três categorias com direito ao auxílio, que são:
– Microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais (CIs) e trabalhadores informais (Grupo 1);
– Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico} e beneficiados pelo Programa Bolsa Família (Grupo 2);
– Inscritos no CadÚnico e não beneficiados pelo programa de transferência de renda (Grupo 3).
O grupo que apresentou maior índice de aprovação foi o de quem está no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família – 96,5% do total.
Já no grupo de quem está no Cadastro Único e não é beneficiário do Programa Bolsa Família, o índice de exclusão é de 66,35% do total.
Entre os que se cadastraram pelo site e aplicativo da Caixa, menos da metade dos pedidos processados foram aprovados. Neste último caso, houve uma alta de 7 pontos percentuais no índice de reprovação em comparação com o balanço produzido anteriormnete.
Como funciona os trabalhos?
A Dataprev atua no processamento das informações e a homologação dos dados é realizada em consonância com o Ministério da Cidadania.
A Caixa Econômica Federal fica responsável em efetuar o pagamento, além de desenvolver e manter o aplicativo em funcionamento. Inclusive, é o “app” que informa o resultado do processamento realizado pela Dataprev e que é homologado pelo Ministério da Cidadania.
Veja na íntegra o detalhamento das análises correspondentes a cada grupo do auxílio:
GRUPO 1 – MEIs, CIs e Informais (inscritos no aplicativo e portal Caixa)
– Cadastros recebidos: 46,0 milhões
– Cadastros processados: 44,96 milhões (97,7%)
– CPFs Elegíveis: 20,52 milhões (45,6% dos processados)
– CPFs Inelegíveis: 10,77 milhões (24% dos processados)
– Inconclusivos: 13,67 milhões (30,4% dos processados)
GRUPO 2 – (Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família)
– Cadastros recebidos: 19,9 milhões
– Cadastros processados: 19,9 milhões (100%)
– CPFs Elegíveis: 19,2 milhões (96,5% do total)
– CPFs Inelegíveis: 0,7 milhões (3,5% do total)
GRUPO 3 – (Cadastro Único e não beneficiários do Programa Bolsa Família)
– Cadastros recebidos: 32,1 milhões
– Cadastros processados: 32,1 milhões (100%)
– CPFs Elegíveis: 10,8 milhões (33,64% do total)
– CPFs Inelegíveis: 21,3 milhões (66,35% do total)
Pagamentos
O calendário de pagamentos é dividido em três etapas diferentes, conforme detalha a Caixa. Ficando da seguinte maneira:
– Um para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa;
– Um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
– E o terceiro para as pessoas inscritas no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.
Os que forem receber através da poupança social digital da Caixa, os saques em dinheiro começaram a ser liberados desde p último dia 27.
Cronograma por grupos de beneficiários
1. Inscritos no aplicativo e site
– A primeira parcela para esses beneficiários começou a ser paga no dia 14 de abril. Os pagamentos são feitos em até cinco dias úteis após o cadastro. No entanto, diversos beneficiários têm reclamado de atrasos nos pagamentos e afirmam que esse prazo não vem sendo cumprido.
– Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar. Previstos inicialmente para começarem na próxima segunda-feira (27), os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda não têm data definida.
– A terceira e última parcela está programada este mês de maio, sendo: 26 de maio para nascidos de janeiro a março; 27 de maio para nascidos de abril a junho; 28 de maio para nascidos de julho a setembro; 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro.
2. Beneficiários do Bolsa Família
No caso dos beneficiários do Bolsa Família, eles vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, segundo a Caixa.
– A primeira parcela do Auxílio Emergencial já foi paga àqueles cujo último dígito do NIS é igual a 1, 2, 3, 4 ou 5. Os demais seguem o calendário:
– Sexta-feira (24): 1.919.453 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 6
– Segunda-feira (27): 1.921.061 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 7
– Terça-feira (28): 1.917.991 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 8
– Quarta-feira (29): 1.920.953 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 9
– Quinta-feira (30): 1.918.047 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 0
– Segunda parcela: últimos dez dias úteis de maio
– Terceira parcela: últimos dez dias úteis de junho
3. Inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família
– A primeira parcela foi creditada para esses beneficiários entre os dias 14 e 17 de abril. Outros beneficiários vêm sendo pagos conforme a Dataprev processa os dados
– Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo divulgará novas datas no inicio da semana que vem.
– Terceira e última parcela: 26 de maio para nascidos de janeiro a março; 27 de maio para nascidos de abril a junho; 28 de maio para nascidos de julho a setembro; 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro.
De acordo com a Caixa, para evitar aglomerações nas agências, foi determinado um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças sociais digitais abertas para os trabalhadores:
– 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
– 28 de abril – nascidos em março e abril
– 29 de abril – nascidos em maio e junho
– 30 de abril – nascidos julho e agosto
– 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
– 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Boa tarde o meu auxílio até hoje tá en análise o q devo fazer ,tou precisando muito pago INSS individual .meu CPF é 911.726.833_87
Por favor, retifica a palavra ” aucílio ” no segundo parágrafo.
Como podemos fazer a contestação se ñ abre nenhum site nada sobre essa contestação? Precisamos d uma solução
Meu pedido do auxílio foi negado, pois diz que membro d família ja recebeu auxílio, mas cada um tem sua vida particular…como eu fico se sou mãe de familia e foi negado meu auxílio? Como posso fazer a constatação???
Não meu auxílio emergencial não foi liberado em análise, inconclusivo não tenho cadúnico estou desempregada eu e meu marido só em análise alguma coisa está errada nisso.se pode até duas da família se inscrever e não conseguimos o que devemos fazer. aonde devo recorrer, duas vezes já me inscrevi eu e meu marido.
Boa tatde eu fiz o meu cadastro no auxílio emergencial desde o dia 7 de abril e sendo que a minha esposa recebe o Bolsa família todo o dia 28 dai ela me cadastro anteriormente no bolsa família tambem e sendo qud no dia 28 desse mes ela recebeu R$600 e o meu cadastro estava em analise até o dia 29 desse mês quando chega dia 30 desse mês eu fasso a consulta do meu cadastro no auxílio emergencial dai vem uma mensagem que algum mendro da minha família já recebeu o meu auxílio emergencial e sendo que nem eu… Leia mais »
Como faço para provar que não estou trabalhando e me cadastrar no auxílio emergencial
sou solteiro, tenho dois filhos, 3 anos e 12 anos. estou desde 2014 desempregado, minha companheira recebia bolsa familia e foi cortada do programa.fui fazer meu cadastro fui informado que estava inscrito no cadúnico, fiquei muito tempo em análise, nesse espaço de tempo minha companheira recebeu o auxilio de 600 reais. Dia 30/04 recebi o comunicado que meu auxilio foi negado, alegando que tenho emprego formal e o pior tenho cargo eletivo, por favor devo fazer o quê para rever essa situação?
Eu quero saber quantas pessoas pode receber este auxilio por familia
sendo q aparwceu q o membro da familia ja recebeu no caso do.meu irmao altista.eu sou desempregada
Eu recebo bolsa familia e sou cadastrada no card único e não ganhei o auxilio do governo porque
Eu não trabalho desde 2014 me encontro desempregado e meu auxílio foi reprovado não sei porque acho que botei CPF da minha esposa que recebe 130 reais de bolsa família um filho dela recebia também mas casado não mora mas aqui com agente as vezes nesse país ser honesto tem um preço vejo pessoas que não precisa é estão recebendo o dinheiro e fazendo festa em rua com armas na mão e cintura e eu que preciso desse dinheiro para bota comida dentro da minha casa não pode recebe esse e nosso Brasil ??????
Queria uma resposta plausiva para essa negação que eu tenho direito desempregado sem pode trabalhar e ainda sim não tenho direito de receber auxílio sabendo que tenho
Bom.dia estou desdo dia 7 esperando vai fazer 1 mês e só está em analis
Eu recebi minha última parcela do seguro em março .e a Dataprev reprovou meu auxílio.mais eu não recebo mais o seguro.e não sei oq faço pra que eles arrumem meu cadastro por favor me ajudem gente sou chefe de família e não tenho nenhuma renda
Preciso que eles avaliem meu cadastro pois não recebo mais o seguro que eles negaram dizendo que eu recebo e não recebo.por favor responsáveis de fazer essa análise .arrumem meu cadastro pois eu preciso muito do auxílio.ja estou desesperada me ajudem ?