Até o dia 30 de abril, dos 96,9 milhões de CPFs que já foram analisados e enviados à Caixa Econômica Federal, cerca de 50,52 milhões atenderam aos critérios da lei e foram considerados elegíveis para receber o benefício, ou seja, 52,1% do total. Os dados são oriundos da Dataprev (empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600).

A análise dos 50,5 milhões classificados como elegíveis para o aucílio emergencial se refere aos cadastros efetuados entre 7 e 22 abril.

Segundo a Dataprev, outros 32,77 milhões estão inelegíveis e não poderão receber o auxílio (33,8%), e 13,67 milhões (14,1%) estão classificados como inconclusivos, o que significa dizer que precisam de complementação em suas informações cadastrais.

Em comparação com o balanço anterior, divulgado pelo Dataprev, os dados apresentaram queda de 2,1 pontos percentuais no índice de aprovação dos pedidos e alta de 2,6 pontos percentuais no de reprovação.

O estudo engloba as três categorias com direito ao auxílio, que são:

– Microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais (CIs) e trabalhadores informais (Grupo 1);
– Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico} e beneficiados pelo Programa Bolsa Família (Grupo 2);
– Inscritos no CadÚnico e não beneficiados pelo programa de transferência de renda (Grupo 3).

O grupo que apresentou maior índice de aprovação foi o de quem está no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família – 96,5% do total.

Já no grupo de quem está no Cadastro Único e não é beneficiário do Programa Bolsa Família, o índice de exclusão é de 66,35% do total.

Entre os que se cadastraram pelo site e aplicativo da Caixa, menos da metade dos pedidos processados foram aprovados. Neste último caso, houve uma alta de 7 pontos percentuais no índice de reprovação em comparação com o balanço produzido anteriormnete.

Como funciona os trabalhos?

A Dataprev atua no processamento das informações e a homologação dos dados é realizada em consonância com o Ministério da Cidadania.

A Caixa Econômica Federal fica responsável em efetuar o pagamento, além de desenvolver e manter o aplicativo em funcionamento. Inclusive, é o “app” que informa o resultado do processamento realizado pela Dataprev e que é homologado pelo Ministério da Cidadania.

Veja na íntegra o detalhamento das análises correspondentes a cada grupo do auxílio:

GRUPO 1 – MEIs, CIs e Informais (inscritos no aplicativo e portal Caixa)

– Cadastros recebidos: 46,0 milhões

– Cadastros processados: 44,96 milhões (97,7%)

– CPFs Elegíveis: 20,52 milhões (45,6% dos processados)

– CPFs Inelegíveis: 10,77 milhões (24% dos processados)

– Inconclusivos: 13,67 milhões (30,4% dos processados)

GRUPO 2 – (Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família)

– Cadastros recebidos: 19,9 milhões

– Cadastros processados: 19,9 milhões (100%)

– CPFs Elegíveis: 19,2 milhões (96,5% do total)

– CPFs Inelegíveis: 0,7 milhões (3,5% do total)

GRUPO 3 – (Cadastro Único e não beneficiários do Programa Bolsa Família)

– Cadastros recebidos: 32,1 milhões

– Cadastros processados: 32,1 milhões (100%)

– CPFs Elegíveis: 10,8 milhões (33,64% do total)

– CPFs Inelegíveis: 21,3 milhões (66,35% do total)

A Caixa já informou que as pessoas inscritas no Cadastro Único e que não se enquadrem nos critérios da lei e discordem da análise podem apresentar novo pedido por meio do aplicativo e portal da Caixa. A medida também vale para os requerimentos dos trabalhadores informais.

Pagamentos

O calendário de pagamentos é dividido em três etapas diferentes, conforme detalha a Caixa. Ficando da seguinte maneira:

– Um para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa;

– Um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;

– E o terceiro para as pessoas inscritas no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.

Os que forem receber através da poupança social digital da Caixa, os saques em dinheiro começaram a ser liberados desde p último dia 27.

Cronograma por grupos de beneficiários

1. Inscritos no aplicativo e site

– A primeira parcela para esses beneficiários começou a ser paga no dia 14 de abril. Os pagamentos são feitos em até cinco dias úteis após o cadastro. No entanto, diversos beneficiários têm reclamado de atrasos nos pagamentos e afirmam que esse prazo não vem sendo cumprido.

– Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar. Previstos inicialmente para começarem na próxima segunda-feira (27), os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda não têm data definida.

– A terceira e última parcela está programada este mês de maio, sendo: 26 de maio para nascidos de janeiro a março; 27 de maio para nascidos de abril a junho; 28 de maio para nascidos de julho a setembro; 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro.

2. Beneficiários do Bolsa Família

No caso dos beneficiários do Bolsa Família, eles vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, segundo a Caixa.

– A primeira parcela do Auxílio Emergencial já foi paga àqueles cujo último dígito do NIS é igual a 1, 2, 3, 4 ou 5. Os demais seguem o calendário:
– Sexta-feira (24): 1.919.453 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 6
– Segunda-feira (27): 1.921.061 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 7
– Terça-feira (28): 1.917.991 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 8
– Quarta-feira (29): 1.920.953 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 9
– Quinta-feira (30): 1.918.047 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 0

– Segunda parcela: últimos dez dias úteis de maio

– Terceira parcela: últimos dez dias úteis de junho

3. Inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família

– A primeira parcela foi creditada para esses beneficiários entre os dias 14 e 17 de abril. Outros beneficiários vêm sendo pagos conforme a Dataprev processa os dados

– Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo divulgará novas datas no inicio da semana que vem.

– Terceira e última parcela: 26 de maio para nascidos de janeiro a março; 27 de maio para nascidos de abril a junho; 28 de maio para nascidos de julho a setembro; 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro.

De acordo com a Caixa, para evitar aglomerações nas agências, foi determinado um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças sociais digitais abertas para os trabalhadores:

– 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

– 28 de abril – nascidos em março e abril

– 29 de abril – nascidos em maio e junho

– 30 de abril – nascidos julho e agosto

– 4 de maio – nascidos em setembro e outubro

– 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

0 0 votos
Article Rating