Cerca de 805.318 pedidos analisados e aprovados, após contestação do resultado, anteriormente negado, foram encaminhados à Caixa Econômica Federal para a criação de um novo lote para pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 600. A revisão das informações foi feita pela Dataprev, empresa que faz o cruzamento de dados dos trabalhadores que solicitam o benefício.

Segundo a Dataprev, esses requerimentos foram realizados atráves do aplicativo e site do Auxílio Emergencial, entre 23 de abril e 19 de julho.

Os solicitantes podem conferir os resultados dos seus requerimentos no portal de consultas da Dataprev. No entanto, a empresa não informou a previsão de quando esses pagamentos serão liberados.

Presentemente, 903.719 pessoas estão com os cadastros classificados como “inconclusivos” nos sistemas e, com isso, elas ainda podem complementar as informações pessoais utilizando o aplicativo e site do benefício.

Ademais, outros 123.007 cadastros estão em processamento pela Dataprev – 0,08% de todo cruzamento de dados realizado.

Agora, com mais esse novo lote de aprovados, o número de beneficiários elegíveis para receber o Auxílio Emergencial chegou a 66,9 milhões, incluindo os três grupos do programa que já existem: Informais (37,22 milhões são os inscritos pelo app e site), Bolsa Família (19,22 milhões) e Cadastro Único (10,49 milhões).

Desde o início da implantação do Auxílio Emergencial, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cerca de 150,5 milhões de requerimentos foram processados e a Dataprev finalizou o processamento de 99,92% de todos os pedidos.

Sendo valido ressaltar que, a atuação da Dataprev no reconhecimento do direito do cidadão ao programa está restrita somente à primeira parcela do benefício. A reavaliação dos cadastros e autorização para pagamento das demais parcelas, atualmente, são realizadas pelo Ministério da Cidadania.

No cruzamento de dados, a Dataprev recolhe informações disponíveis de várias bases oficiais. Casos de fraude e resultados diferentes do esperado não estão ligados ao trabalho de processamento da empresa. Dessa maneira, as conclusões dos pedidos dependem: da veracidade das informações autodeclaradas pelo cidadão; da abrangência, precisão e atualidade das informações que estão nas bases oficiais.

Pagamentos atuais

Nesta terça-feira (28), a Caixa creditou a quarta parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão de beneficiários qualificados no Bolsa Família, cujo número do NIS termina em 7. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começou a ser paga desde a última quarta-feira (22). A data é destinada para aqueles que estão no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril.

Os demais aprovados que também receberam a partir de 22 de julho: aprovados no segundo lote receberam a terceira parcela; aprovados no terceiro e quarto lotes receberam a segunda; e novos aprovados receberam o primeiro pagamento.

O calendário de pagamentos deste ciclo segue o mês do aniversário do beneficiário, e está em vigor até 26 de agosto.

0 0 votos
Article Rating