Foto: Vitor Tamar/ Divulgação/ EC BahiaFernandão é o artilheiro do Bahia no Brasileirão.

A liderança do Campeonato Brasileiro estará em jogo no Moisés Lucarelli. Aproveitando o fato de Botafogo e Coritiba – donos das melhores campanhas – só jogarem no domingo à tarde, o Bahia viaja ao interior paulista para assumir a ponta de forma isolada. Após surpreender o São Paulo no Morumbi no meio de semana, o Tricolor visita a Ponte Preta neste sábado (13), às 21h, em Campinas, com chance real de dormir na primeira colocação depois de vários anos. A partida é válida pela sétima rodada.

A distância entre os clubes é pequena, mas os dois têm objetivos bem diferentes na competição por enquanto. Com 11 pontos, um jogo a mais e na terceira posição, o Bahia depende de uma vitória simples para ultrapassar Botafogo e Coritiba, que enfrentam Grêmio e Atlético-PR, respectivamente, no dia seguinte. Enquanto isso, a Ponte Preta – que somou apenas seis até agora, depois de um início irregular – está pouco à frente da zona de rebaixamento, que conta com Criciúma, Flamengo, Atlético-PR e Náutico.

Além dos pontos, a diferença entre os clubes é o fator campo. Nas quatro partidas que fez longe de Salvador, o Bahia conquistou duas vitórias (Inter e São Paulo, ambas por 2 a 1), um empate (1 a 1 com o Vasco) e perdeu apenas para o Criciúma (3 a 1). Já a Ponte Preta tem um desempenho decepcionante em casa: derrotas em todos os jogos, para São Paulo (2 a 0), Atlético-PR (4 a 3) e Botafogo (2 a 0).

O técnico Cristóvão Borges tem apenas um desfalque para a partida em relação ao último jogo: o zagueiro Titi. No entanto, o treinador ainda não poderá contar com o meia Hélder. Sem Titi, Cristóvão tem a opção de escalar o zagueiro Diego ou improvisar um dos volantes na defesa. Neste caso, Fahel jogaria no miolo da zaga, e Fabrício Lusa assumiria o seu lugar no meio-campo. Assim, o Bahia deve ter a seguinte formação: Marcelo Lomba; Madson, Diego (Fahel), Lucas Fonseca e Raul; Fahel (Fabrício Lusa), Diones, Rafael Miranda e Anderson Talisca; Marquinhos e Fernandão. *Globoesporte.com