O 1° de maio, datado no calendário como Dia do Trabalhador, foi marcado por atos de manifestações em muitos países, em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Aqui no Brasil, Brasília foi uma das regiões que registrou ações na presente data. Enfermeiras, utilizando máscaras de proteção, seguraram cruzes durante um protesto simbólico na manhã desta sexta-feira. A iniciativa visava, em suma, homenagear os trabalhadores da saúde que têm lutado diretamente no enfrentamento ao novo coronavírus no país.
Em Havana, Cuba, sem romper as medidas de isolamento social, uma mulher aparece na varanda de sua residência aplaudindo os trabalhadores.
Fora do Parlamento Grego, em Atenas, manifestantes protestam.
Em Bayonne, cidade no sudeste da França, em uma placa improvida, um jovem aparece na janela de sua residência trazendo a seguinte mensagem: “O essencial merece mais do que um salário mínimo”.
No entanto, o cenário de “tranquilidade” diante dos atos, não foi realidade em algumas localidades, a exemplo Istambul. Por lá, os manifestantes com máscaras de proteção aparecem lutando com a polícia turca, durante a realização de um comício.
A polícia deteve várias pessoas que tentaram marchar em direção à simbólica Praça Taksim de Istambul, desafiando o bloqueio imposto pelo governo devido à Covid-19.