O Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP – RM), na rua Dr, R. Delegado Clayton, próximo ao antigo prédio do Senai, em Camaçari, não seguiu o calendário de volta às aulas do Governo da Bahia, anunciado pelo governador Rui Costa (PT). A escola sofre com furtos dos cabos elétricos dos três prédios da instituição.
A denúncia foi feita por pais de alunos do CETEP ao Bahia no Ar, as famílias pedem respeito aos estudantes que continuam assistindo aulas de forma remota, de casa. Mas outro problema entra em pauta. Muitos alunos não tem condição de manter essa frequência por falta de acesso à internet, celulares ou computadores.
O Bahia no Ar também entrou em contato com o CETEP. A escola confirmou as informações e a denúncia dos pais, disse ainda que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), tem ciência da problemática e aguarda a solução. Além disso, alunos das áreas técnicas formados pelo CETEP fazem visitas constantes para auxiliar no sistema.
O CETEP confirma que não há, até o momento, previsão para os alunos retornem às salas de aulas. O Bahia no Ar acionou a SEC para um posicionamento do caso e aguarda resposta.
Desigualdade digital é papo sério
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, o acesso à web chegou a 83% dos brasileiros desde o ano passado, mas isso não significa que esse aumento tenha sido de computador ou celulares que suportam os aplicativos de ensino.
O estudo inda revela dados que comprovam a desigualdade digital. Apenas 50% pessoas da classe C têm acesso a algum dispositivo. Quando se fala em classe D, tudo piora, apenas 13% cidadãos nessa faixa social tem acesso a qualquer tipo de dispositivo digital.
Nota da coordenação enviada aos alunos
Hoje pela manhã ocorreu uma reunião entre a Comunidade Escolar e Líderes.
Foi esclarecido que o problema técnico na rede elétrica do CETEP-RM vem de muito tempo. Porém, após a entrega do antigo prédio do SENAI à comunidade escolar, surgiram novos problemas.
Os furtos dos cabos elétricos dos 3 prédios do CETEP-RM resultaram também na situação atual.
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia já está ciente da situação e a escola recebe visitas constantes de engenheiros elétricos e técnicos em eletrotécnica formados na unidade escolar para resolver esse problema atual.
Sem previsão de retorno para a instituição para realizar o Ensino Híbrido, permaneceremos no Ensino Remoto até o fim dos serviços técnicos.
Vale lembrar que não temos previsão para retorno ao Ensino Híbrido, e essa reforma pode levar meses (ou nem terminar esse ano).
Para mais informações constatar a Liderança.