O diretor do portal Bahia no Ar, Roque Santos, que também é apresentador do principal programa jornalístico da Região Metropolitana de Salvador (RMS) – nas duas edições diárias do Bahia no Ar via rádio – fez, na tarde desta sexta-feira (08), um balanço sobre as gestões atuais de algumas das cidades que compõem a RMS.
A partir de uma avaliação técnica e embasada nas condições estruturais dos municípios, bem como na promoção e/ou manutenção de programas que gerem benefícios para a população, o destemido da Bahia largou o doce e não hesitou em apontar, tanto quem é digno de elogio quanto quem só entrou pra vacilar.
No rol das gestões decepcionantes estão os prefeitos Evandro Almeida, de São Francisco do Conde, e Jeferson Andrade, de Madre de Deus. Ambos estão no segundo mandato consecutivo, o que já elimina o pretexto de “primeiros passos” para justificar a morosidade nociva ao necessário desenvolvimento das referidas cidades.
No caso de São Francisco do Conde, Roque Santos, notadamente indignado com o fato da cidade estar tão distante da realidade que seus habitantes merecem e anseiam, ainda ressaltou o agravante do gestor Evandro estar participando ativamente no governo municipal há praticamente dez anos. “Dr. Evandro, o senhor é uma decepção!”, declarou, afirmando que a cidade entrou em perceptível declínio desde que ele assumiu a prefeitura por ocasião do falecimento da então prefeita Rilza Valentim.
Em seguida, fez questão de justificar sua afirmação de forma sistemática. “Rilza tinha o projeto Tá Rebocado, Evandro acabou. Rilza tinha um programa de assistência social que dava um salário mínimo a algumas famílias carentes, Evandro acabou. Rilza tinha o programa Bolsa Universitária, Evandro tirou”, pontuou o radialista. “Está na hora de pedir perdão ao povo de São Francisco do Conde!”, concluiu.
As críticas à gestão da cidade de Madre de Deus foram tão enérgicas quanto. Com tristeza na voz, Roque lamentou o fato do prefeito Jeferson Andrade ter conseguido “acabar” com uma cidade tão bonita, que abriga um povo batalhador e digno de uma gestão muito melhor do que a atual.
“Madre de Deus é uma ilhazinha. Mas a incompetência de Jeferson é tão grande que ele não consegue nem dar uma manutenção na cidade. Ninguém está pedindo grandes obras, grandes investimentos. Ele devia pelo menor manter o que tinha. Mas está tudo sucateado. Aquela cidade tão procurada, tão desejada, acabou!”, afirmou Roque Santos.
Ouça o comentário completo do apresentador: