Defesa Civil de Camaçari faz visita técnica nas barragens Joanes I e II

A iniciativa teve como objetivo conferir a segurança e assegurar a integridade das barragens.

Foto: Tiago Pacheco/Prefeitura de Camaçari

Atentos aos acontecimentos climáticos e ao período chuvoso que têm deixado cidades em situação de alerta, a Defesa Civil de Camaçari realizou visita técnica às barragens Joanes I, localizada em Lauro de Freitas, e Joanes II, em Dias d’Ávila, na tarde desta terça-feira (14). A iniciativa teve como objetivo conferir a segurança e assegurar a integridade das barragens, atendendo aos requisitos da Política Nacional de Segurança de Barragens.

A comitiva, formada por membros da Defesa Civil do município e representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), seguiu até as barragens para verificar in loco a real situação e confirmar as condições de estabilidade.

De acordo com Lucio Ladim, analista de saneamento da Embasa e supervisor de hidrologia e segurança das barragens, esta interação com representantes do município de Camaçari é fundamental para alinhamento de ações preventivas. “Estamos estreitando essa relação e já na primeira semana de junho vamos ter mais um encontro com a Defesa Civil para apresentar o Plano de Ação Emergencial, e daí traçar e definir as próximas ações, a exemplo de rota de fuga, pontos de encontro e implantação  do sistema de alerta, buscando um trabalho conjunto que ofereça segurança para toda população”, explicou.

Segundo a Legislação, o empreendedor, no caso a Embasa, é obrigado a elaborar o Plano para toda barragem que apresentar um dano potencial alto. “Nós elaboramos o Plano de Ação e a Revisão Periódica. Este segundo documento, elaborado em 2017, é um objeto de estudo que define todo comportamento das barragens, como está o funcionamento da parte hidráulica, os instrumentos que foram instalados, e o resultado assegura que tanto a barragem de Santa Helena quanto as barragens Joanes I e II estão em perfeitas condições”, afirmou Jorge Amorim, chefe de operações das barragens.

Na oportunidade, Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, sinalizou a existência do Plano Emergencial de Camaçari (PEMC), que visa trazer mais segurança e prevenção a qualquer tipo de desastre natural, acidente ou tragédia humana. “Vamos disponibilizar uma cópia do PEMC para a equipe, a fim de que eles tenham conhecimento das nossas ações e para que juntos possamos alinhar as operações”, disse.

Para Ivanaldo, a visita permitiu tomar conhecimento para tranquilizar as pessoas do município das reais condições de segurança que as barragens possuem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*