A Secretaria dos Serviços Públicos de Camaçari (Sesp), através da Defesa Civil permanece limpando as praias do município atingidas pelas manchas de óleo encontradas no oceano.

Nesta segunda-feira, 04, desde as 6h, 15 agentes do órgão estão atuando na praia de Busca Vida, local onde foram encontradas recentemente mais amostras do material.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, explica que por conta da maré alta o trabalho de coleta hoje em Busca Vida é dificultado, mas que os profissionais permanecem no local para aguardar o nível do mar baixar e assim identificar outras possíveis manchas de óleo. O gestor do órgão esclarece ainda que, até o momento, a equipe só detectou pequenos fragmentos.

“Há mais de 30 dias estamos monitorando a nossa Costa 24 horas, antes mesmo das manchas chegarem ao município. Inclusive, visitamos outras cidades da Costa dos Coqueiros. Nossos colaboradores estão atuando diariamente na orla do município com ações de identificação e retirada do material, que já ultrapassa 20 toneladas desde o início da operação de limpeza, que começou na primeira semana de outubro”, finalizou Ivanaldo.

De quinta-feira, até sábado, seis colaboradores da Defesa Civil atuaram em Arembepe, na extensão que vai do emissário até a Aldeia Hippie, e no domingo, 03, em Jauá. Nos quatro dias foram coletados cerca de 4 toneladas de resíduos, incluindo material recolhido por voluntários em Busca Vida, local que também foi visitado durante o domingo por profissionais do órgão, que identificaram os pontos mais críticos para continuar a operação nesta segunda.

Todo o material é recolhido e transportado por caminhão munck e encaminhado para a Cetrel, que armazena em local adequado até que a União, através de órgãos ambientais competentes, faça a destinação final. Em caso de aparição da mancha de óleo ou alguma substância similar, a Prefeitura orienta que entrem em contato com a Defesa Civil de Camaçari, através do telefone 199. As pessoas podem ligar ainda para o número (71) 3622-7755 ou o celular corporativo (71) 98796-9858.

0 0 votos
Article Rating