A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) virou personagem de meme nos últimos dias na internet. Em diversas publicações nas redes, principalmente no Twitter, o vídeo é usado como contextualização de um fato engraçado ou trágico, seja qualquer assunto.
Agora a Domi só precisa ganhar todas as demais provas sorteios resistência ou dinâmicas de imunidade pra chegar na final
— faah (@faahlso) April 14, 2023
No entanto, a situação não foi bem aceita pela parlamentar, que acabou registrando um boletim de ocorrência sobre o episódio. Para o jornalista Victor Pinto, da Band, Olívia relata: “Eu fiquei ofendida da forma como muitos têm retratado aquela situação”.
O vídeo foi gravado no dia das eleições do ano passado, quando a deputada discutiu com policiais que confiscaram uma bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT) de um dos eleitores. Além disso, agentes ameaçavam prender as pessoas que estivessem com bandeiras e adesivos, mas a ação não se enquadraria na lei, já que levar esses adereços é considerado uma manifestação eleitoral individual, e não uma atividade de “boca de urna”.
⚠️ Confusão em frente a escola Henriqueta Martins, na Federação, em Salvador, entre policiais militares, apoiadores da campanha petista e a deputada estadual reeleita Olivia Santana (PCdoB). Os PMs apontam prática de Boca de Urna. #Eleicao2022 pic.twitter.com/BiNTvFnDpx
— Victor Pinto (@victordojornal) October 30, 2022
Após o problema, Olívia Santana foi para a urna votar e se emocionou, lembrando o quão complicada estava a situação de polarização no país que, segundo ela, era de responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um gesto de protesto, ela quis mostrar a importância do voto, que ela deu a Luís Inácio Lula da Silva (PT), que acabou vencendo as eleições. O momento foi gravado e acabou se tornando uma febre na “zoeira” da internet.