Passados os desfiles em homenagem à Independência do Brasil, realizados no feriado de 7 de Setembro, as expectativas se voltam para as próximas celebrações cívicas, a começar pelo desfile de Monte Gordo, que acontece no sábado (14), a partir das 8h.

O evento abre oficialmente as comemorações pelos 266 anos de emancipação política de Camaçari, realizado pela Secretaria da Educação do município (Seduc). Este ano traz para as ruas performances inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, se consolida como lugar de reflexão, representatividade e aprendizado.

A chefe da pasta, Neurilene Martins, destacou a funcionalidade pedagógica dos desfiles cívicos, evidenciando a relevância das dinâmicas e vivências que a ocasião oportuniza às comunidades escolares.

“Os desfiles cívicos integram o nosso projeto político-pedagógico, estão conectados com os fluxos de ensino-aprendizagem, e cada um deles, a partir de suas singularidades, produzem diferentes reflexões e aprendizados que conversam com a realidade de cada comunidade. Aquele evento se torna uma extensão da escola, onde se constrói o futuro e se projeta um mundo melhor”, explicou.

Para o desfile de Monte Gordo, é esperada a participação de cerca de 1.500 alunos, estudantes das escolas municipais Amélia Rodrigues, Aloísio de Oliveira, Caminho do Mar e José Marques Teixeira, além dos centros educacionais Darcy Ribeiro e Senhor dos Passos.

O evento contará ainda com apresentações de grupos percussivos e de cultura popular, bem como de bandas marciais e fanfarras – através da 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Seduc.

Conforme a tradição, além do desfile de Monte Gordo, serão realizados mais dois desfiles em alusão à data magna do município: em 22 de setembro, em Vila de Abrantes, na costa; e no dia 28, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), na sede, encerrando as celebrações do período.

Ao lado das secretarias e órgãos da estrutura administrativa municipal, diversas entidades participam dos desfiles cívicos que compõem as homenagens ao aniversário de emancipação política de Camaçari, como a Polícia Militar, o Tiro de Guerra 06-026/Camaçari e o Juizado da Infância e Juventude.

0 0 votos
Article Rating