Cerca de 10 mil pessoas devem participar, nesta segunda-feira, 8, dos festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia. A festa será realizada na basílica dedicada à santa, padroeira da Bahia, no Comércio.

A celebração solene terá início às 9h e será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

Às 10h30, acontecerá a tradicional procissão, que vai percorrer as ruas do Comércio até a Conde dos Arcos, retornando pela avenida da França até a basílica.

Desde às 5h estão programadas missas, que também acontecerão às 7h, 12h, 14h, 15h30 e 18h.

Celebrações em louvor à padroeira do estado serão realizadas, também, em outras paróquias dedicadas à Imaculada Conceição da Mãe de Deus, situadas nos bairros de Itapuã, Lapinha, Periperi, Tororó e Valéria, além dos municípios de Governador Mangabeira e Sapeaçu.

Em Salvador, por conta dos festejos, será proibida a circulação e estacionamento de veículos na avenida Lafayette Coutinho (Contorno) até as 6h de amanhã.

Estão programadas, ainda, interdições progressivas a partir das 10h30 nas ruas Miguel Calmon, Espanha e avenida da França.

Preparativos

Na noite de ontem, uma missa festiva marcou o encerramento da novena a Nossa Senhora da Conceição, no Comércio. Durante a celebração, o padre Adilton Pinto Lopes, reitor e pároco da Basílica, lembrou da importância de se festejar a data.

"Maria simboliza aquilo que todos nós buscamos ser um dia: homens e mulheres santos", afirmou.

Devota da santa, a aposentada Carmem Trindade, 71, preferiu antecipar as homenagens. "Por conta da idade, não posso mais acompanhar a festa. Por isso, venho sempre um dia antes fazer minhas orações ao pé da imagem da Imaculada Conceição", disse.

Do lado de fora da basílica, comerciantes finalizavam a montagem das barracas para a festa de hoje. Entre eles, a vendedora Ana Emília Santos, 61, que há 15 anos participa da festa. "Sou católica e, todos os anos, peço à santa para que eu consiga fazer boas vendas", disse.*A Tarde.