Para fortalecer as iniciativas de combate ao sarampo, a Secretaria da Saúde de Salvador (SMS), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realiza neste sábado (10) na capital, o Dia D de vacinação contra a doença.

Foram disponibilizados 82 postos de saúde para facilitar o acesso da população. As ações de combate ao sarampo, que é transmitido por secreções, a exemplo de gotículas eliminadas por espirro ou tosse, teve início às 8h e seguem até as 17h.

Devem ser imunizadas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Aqueles com esquema vacinal completo não precisam ser revacinados.

Quem já foi infectado com o vírus do sarampo também não precisa tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

– 12 meses a 4 anos: uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra

viral (com intervalo de 30 dias);

– 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (com intervalo de 30 dias);

-30 a 49 anos: uma dose do tríplice viral;

– Profissionais de saúde de qualquer idade portando documento comprobatório (crachá, contracheque, carteira de trabalho): duas doses da tríplice viral, respeitando o intervalo de 30 dias após a primeira.

*A população com idade entre 12 meses e 49 anos deverá comparecer aos postos de saúde do município munida do cartão de vacina para atualização

0 0 votos
Article Rating