“Dia histórico para ciência brasileira”, a frase é do governador de São Paulo, João Doria, e foi publicada em seu perfil do Twitter na tarde deste domingo, 17 de janeiro, minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de duas vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.

“Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil”, escreveu Doria.

Horas antes, o governador de São Paulo, na mesma rede social, já havia frisado: “Determinei que tão logo a Anvisa aprove o uso emergencial da Vacina do Butantan, o Instituto Butantan entregue imediatamente as vacinas ao Ministério da Saúde para que sejam distribuídas a SP, DF e todos os estados brasileiros. O Brasil tem pressa para salvar vidas”.

Uso emergencial

Os dois imunizantes aprovados, de maneira emergencial, pela agência federal na presente data, foram: a vacina de Oxford/AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a vacina chinesa CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac.

Em suas recomendações, as áreas técnicas da Anvisa afirmaram que mesmo aprovando o uso dos imunizantes ainda será preciso acompanhar a evolução deles.

0 0 votos
Article Rating